terça-feira, 3 de maio de 2011

Liberdade de expressão...?

Assange, do Wikileaks: Facebook pode espionar

Fonte: Tijolaco.com


Do blog La Pupila Insomne ao qual cheguei pelo Maria da Penha Neles, indicado pelo twitter:
 
“O fundador do Wikileaks, Julian Assange, falando  das redes sociais em uma entrevista ao Rússia Hoje, disse que o facebook “a mais terrível máquina de espionagem já inventada”.
Assange  acreditarque o Facebook é uma enorme base de dados de nomes e registros de pessoas, voluntariamente mantida por seus usuários, mas desenvolvido pela inteligência dos EUA para seu uso.
“Todos devem compreender que, quando você adiciona amigos ao Facebook , você está fazendo o trabalho de graça para as agências de inteligência dos Estados Unidos, e criando esse  banco de dados para eles “, disse Assange.
Entretanto, Assange não afirma que o Facebook é realmente executado por agências de inteligência dos EUA, o fato de que tenhamo acesso aos seus registros é – a seu ver – suficientemente perigoso.
“Agora,o Facebook está a cargo da inteligência dos EUA? Não, não é. É simplesmente que a  inteligência dos EUA é capaz de impor a pressão jurídica e política sobre eles “, disse ele.
Assange também abordou a questão doas mensagens secretas do governo dos EUA publicadas pelo Wikileaks , argumentando que as que têm importância não foram publicados ainda.
“Só publicamos os que foram considerados secretos, classificados como confidencial. Nós não tivemos nenhum telegrama ultra-secreto. As coisas realmente constrangedoras, o que é realmente grave não está na nossa “coleção” para a publicação. Mas estão lá “, disse ele.
No final da entrevista, Assange destruiu a indústria da mídia, dizendo que ela distorce a realidade  para o público e que tem feito muito pouco para impedir as guerras e tirar os governos corruptos do poder. ”Realmente essa  é a minha opinião sobre os meios de comunicação, eles são tão ruins, que devemos nos perguntar se o mundo seria melhor sem eles completamente”, disse ele.”


O vídeo da entrevista de Assange está aqui, em inglês.

2 comentários:

  1. as novas tecnologias nos seduzem mas ficam cada vez mais além de nossa compreensão como processo. resultado: A realidade é, cada vez mais, 1984.
    quanto à mídia... Que papel a sociedade dá a ela? que eu saiba não é nem nunca foi o de agente de alguma mudança(posso até estar falando besteira quanto ao passado).
    Só de pensar quem são os donos desses meios de produção, seus interesses, relações políticas, aliás, só pelo fato de serem seres humanos, não dá é pra continuar pensando nessa tal "isenção" de posicionamento. Acho que essa consciência por parte da população já seria um Putz passo em direção a... uma menor alienação? 1984 de novo.

    ResponderExcluir
  2. Citando...


    Facebook responde à declaração de Julian Assange

    Do Olhar Digital (http://olhardigital.uol.com.br)

    04/05/2011

    Nesta semana, o fundador do Wikileaks, Julian Assange, deu uma entrevista para o jornal Russia Today. Entre as declarações, Assange falou que o Facebook era uma "máquina de espionagem" usada pelas agências americanas de inteligência.

    De acordo com a Forbes, o comentário polêmico gerou uma resposta da rede social, que chamou Assange de exagerado. Segundo o porta-voz do Facebook, eles só fornecem dados de seus usuários quando são obrigados judicialmente. "Nós não cedemos às pressões, nós respondemos mediante processo legal obrigatório. Nós lutamos contra todos os pedidos quando acreditamos que o processo legal é insuficiente", explica.

    O executivo disse, também, que a rede social tem uma equipe de profissionais dedicados a administrar os pedidos legais de fornecimento de dados, e falou que eles gostariam que houvessem menos pedidos como estes. O Facebook está, ainda, lutando na Justiça para que os dados armazenados em sua rede não sirvam como provas legais em processos civis. Isso porque, segundo o porta-voz, eles querem proteger a privacidade de seus usuários.

    ResponderExcluir