quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ativismo na rede, pela rede!


 Fonte: youpix - pessoas + pixels






18 janeiro 2012

Hoje, definitivamente, é uma das datas mais marcantes na internet. Os principais sites da web estão lutando para proteger a própria rede do SOPA e o PIPA – dois grandes projetos de lei que ameaçam mudar tudo o que a internet é e representa. Caso você ainda não saiba muito bem do que tratam essas duas siglas e quais são seus perigos, aqui a gente explica tudo bonitinho.

Como o SOPA e o PIPA podem realmente prejudicar a internet e, consequentemente, grandes empresas e sites que trabalham com isso, vários gigantes e entusiastas da web resolveram se posicionar contra. Pra você ter uma noção de como estão essas lutas ao redor da web, resolvemos dar uma compilada dos principais protestos dos maiores sites:


Um dos maiores berços da cultura de internet, replicador de virais e memes, o Reddit é um dos principais sites da internet inteira. Quem entrar no Reddit hoje, vai encontrar um site preto, cheio de links para se informar e protestar.




Até ela, que já te salvou milhões de vezes, também é uma das principais organizações contra o SOPA. A versão em inglês do site também resolveu aderir ao blackout e a mensagem que eles deixam é bem clara:
“Por mais de uma década, nós gastamos milhões de horas construindo a maior enciclopédia da história humana. E, exatamente agora, o Congresso dos EUA está considerando um projeto de lei que pode danificar a internet livre e aberta. ”




O Google ainda não fez apagão, mas deixou um simples link na página principal da versão americana do site. Ela te direciona para uma hotpage especial feita especialmente pra lutar contra o SOPA, com um PDF explicando tudo bonitinho e uma petição para enviar ao Congresso dos EUA.


É um enorme portal de notícias de tecnologia e internet nos EUA. E também tá fazendo blackout de 100%, com um link pra você também enviar sua petição ao Congresso Americano.


A maior revista e site de cultura web do mundo fez um semi-apagão animal. O site tá todo censurado, com tarjas pretas em cima de tudo, chamando a atenção das pessoas pra também assinarem a petição contra o SOPA


Pra você ter uma noção de como o SOPA e o PIPA podem prejudicar qualquer tipo de site, até o Explosm, que faz aquelas tirinhas do Cyanide and Happines, fez apagão. Sim, o humor e o entretenimento de internet podem ser prejudicados pela própria indústria do entretenimento offline.


Uma das plataformas mais populares de blogs pelo mundo inteiro também fez apagão. É claro que os blogs que usam o WordPress continuam funcionando normalmente, mas a home deles não.


Outro site genial e importantíssimo para a cultura de internet. Eles aderiram ao blackout criando o GIF mais genial do dia e que resume bem o SOPA:


A Clara Gomes, nos lembrou de outro site gigante que aderiu legal aos protestos. O Imgur é um dos maiores do mundo em compartilhamento de imagem. Mas, hoje, qualquer imagem que você abrir lá, aparecerá isso:


3 comentários:

  1. Só eu achei extremamente curioso o fato dessa tal de luiza que foi pro Canadá virar viral justo neste momento. Vinha lendo sobre as ações que esses grandes domínios fariam e tal, junto com a discussão toda e imaginei que aqui no brasil isso ia render mta coisa, nem q fosse no estilo "papagaio". Mas aí a Luiza tava no Canadá e ficou tudo abafado. Sem contar q foi entrevistada pela Globo... (?) Pois é. Estaria eu cedendo a uma viagem insana sobre conspiração? ou seria a política se articulando através da linguagem e dos indivíduos para fazer emergir certos discursos e não outros? Vai saber...

    ResponderExcluir
  2. Lorena,

    acho que não é conspiração, não... é um funcionamento mesmo. O aparecimento "divertido" dessa Luiza e do meme que gerou tem uma cara de "coisa da Globo", típica. A Rede Globo de Televisão sempre foi um criadora de ficções (com níveis de excelência que bem conehcemos!). É uma rede de entretenimento e notícias (sic) baseada na geração de fatos "próprios", produzindo barulho, nas mais das vezes bem vazio.

    Há um documentário interessantíssimo feito nos anos 1990 pela BBC sobre a Roberto Marinho e seu império - construído a partir do golpe de 1964 (não nos esqueçamos). Nesse documentário, entres cenas bem batidas e outras que são um achado, há uma fala de Médici (sabem quem foi Médici em termos de potência ditatorial, né?) diz algo mais ou menos assim: "Gosto muito de assistir o Jornal Nacional, vejo que o mundo está um caos, e o Brasil é um paraíso de tranquilidade"...

    O documentário se chama: "Muito além do cidadão Kane", e pode ser baixado no blog DOC VERDADE, em: http://docverdade.blogspot.com/2010/10/beyond-citizen-kane-muito-alem-do.html.

    Imperdível!

    ResponderExcluir
  3. Muito além do cidadão kane é clássico. Esse trecho em específico é muito marcante. e revoltante. Inclusive tentaram questionar o Boni (pai) sobre esse documentário.

    http://www.youtube.com/watch?v=b-QT0WSnSgk

    e afirma sobre a globo: "Um monopólio feito pela qualidade..."
    Como é que se pode falar em monopólio e qualidade como uma relação causal? Simplesmente não faz sentido...Pelo menos não com esse tempo todo, não sei...

    ResponderExcluir