segunda-feira, 14 de julho de 2014

Tempos de Copa: muito mais do que o que dá na "grande" mídia

10406964 325041164320702 7059864108746363970 n

 Outros junhos: o mês da copa no Brasil profundo

Em época de Copa do Mundo, o Brasil profundo não esqueceu suas tradições e celebrou as festividades de Junho, características por todo país. Das realidades do Nordeste que se reencontram no Rio de Janeiro à grande festa que colore Parintins - interior do Amazonas.
Confira as matérias do Mídia NINJA que mostram algumas realidades no interior do país:

Quadrilhas

1
Foto: Dall Fragoso
Histórias, tradições, comidas típicas, quermesses, dança de quadrilha, simpatias de casamento, crendices e balões marcam a festa junina de Alagoas, no Maceió. Lá, o carnaval é o São João. São quase nove meses de trabalho, ensaios, gastos e finais de semana substituídos pelo encontro semanal do grupo, tudo para se divertir e encantar o público durante o mês mais esperado do ano: Junho.

Feira de São Cristóvão

 MG 7819
Foto: M.A.f.I.A.
Do Nordeste ao Sudeste. No Rio de Janeiro a cultura e a tradição das festas juninas exala sua força. “Eu quero ver você provar, que é um cabra nordestino, que veio de lá. Fale das coisas que se come lá. Não vale buchada, não vale jabá. Ovo de codorna, rapadura, graviola, vatapá, pirão, paçoca, macaxeira e dendê. Juá, mocotó, sapoti, caruru, cajarana, siriguela, tapioca, jirimum”, cantavam os repentistas, devidamente caracterizados com chapéu de cangaço, no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, mais conhecido como Feira de São Cristóvão. Descubra esse lugar peculiar na capital carioca.

Festa de Terreiro

1
Photo: Mídia NINJA
Em junho também tem dia de São Pedro, que este ano foi especial para a Nação Xambá em Pernambuco, marcou os cem anos de Mãe Biu. O terreiro Santa Bárbara - Ilê Axé Oyá Meguê, abriu suas portas para receber mais de 5 mil pessoas que saúdam a cultura tradicional de matriz africana. Saiba mais da cultura dos povos de terreiro.
1
Foto: Luiz Outen / Mídia NINJA
Neste mesmo mês a criatividade movimenta a ilha do Boi-Bumbá em Parintins, no Amazonas. Garantido e Caprichoso, com um toque de tribos, rituais, pajé e cunhã-poranga formam desde 1913 uma das mais famosas manifestações culturais do país, tendo como cenário as margens do Rio Amazonas. A festa acontece sempre no último fim de semana do mês de junho.
1
Foto: Mídia NINJA
Em ano de Copa de Mundo os festejos do Norte do país estendem sua programação para além das comemorações de Santos e tradições. Na beira do rio, na Ilha de Cumbu, palafitas e embarcações retratam um Brasil que muitos desconhecem, sem concreto. O torcedor é vibrante e em dia de jogo da seleção toda a comunidade se reúne. Os transportes são barcos e canoas, a rua - o rio, é enfeitado com bandeiras, faixas e fitas.
611 1800x1200 885061002 1157x771  1
Foto: Mídia NINJA
Um contraste com os festejos da cidade-sede carioca. Samba e pagode, adereços e uma grande torcida que chega de todos os lados, e de metrô, até o Alzirão. Tradição em época de Copa. Em 1978 era uma TV de 20 polegadas no meio da rua Alzira Brandão, na Tijuca, e um grupo de amigos reunidos para assistir os jogos, no final, cada um com seu instrumento improvisava uma bateria em comemoração. Hoje, um telão, mil pessoas, bateria da Unidos da Tijuca e pagode com Suingue e Simpatia. Um universo peculiar.
***

Quer levar o conteúdo NINJA para outros países?

Seja um tradutor e espalhe as matérias, notícias e especiais!
Preencha o formulário:
http://bit.ly/traducoesNINJA
Para dúvidas entre em contato:
midianinja@gmail.com
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário