As 12 tendências da educação brasileira até 2017
Laboratórios móveis, redes, inteligências colaborativas, geolocalização, aprendizado baseado em jogos, conteúdo aberto. Achou essa lista futurista demais para ser usado em escala nas escolas do Brasil, públicas e privadas? Talvez ela não seja tão inalcançável assim. O sistema Firjan reuniu um grupo de 30 especialistas para analisar o estado do uso da tecnologia em práticas no país e fez prognósticos sobre quais ferramentas já estarão sendo usadas em escala em um horizonte de até cinco anos.
O estudo “As Perspectivas Tecnológicas para o Ensino Fundamental e Médio Brasileiro de 2012 a 2017: Uma Análise Regional do NMC Report”, divulgado nesta semana, identifica 12 tecnologias emergentes que têm potencial para impactar o ensino, além das dez principais tendências e os dez maiores desafios da educação brasileira.
Os 30 membros do conselho deste projeto [...]
perceberam as portas se abrindo nas escolas de educação básica no Brasil
para modelos de aprendizado híbrido e colaborativo
Feito pela primeira vez no Brasil, o estudo insere um capítulo
regional ao já tradicional Horizon Report, que anualmente faz previsões
sobre o uso da tecnologia no universo educacional. O panorama global
permitiu também comparações entre o contexto brasileiro e o
internacional. Bruno Gomes, assessor de tecnologias educacionais do
Sistema Firjan e participante tanto da pesquisa global quanto da
nacional, ressalta alguns pontos em que nós nos distanciamos muito do
mundo. “No Brasil, a gente já consegue ver o hardware, as coisas físicas
em sala de aula, como o celular e o tablet. Mas falta a internet, então
tudo que é feito na nuvem ou depende de uma rede boa e estabilizada vem
depois”, diz.Por isso, enquanto nos países ibero-americanos e na pesquisa global a computação em nuvem é uma realidade esperada em um ano, os especialistas brasileiros nem sequer apostaram nela para um panorama de até cinco anos. “Outra curiosidade é que, conteúdo livre, que já está acontecendo no mundo, ainda não vai acontecer no Brasil neste ano. O brasileiro ainda é apegado à autoria”, acrescenta Gomes.
Apesar das diferenças, alguns pontos são comuns em todas as partes do mundo, principalmente no que diz respeito aos desafios encontrados. “Formação de professores é um problema para o mundo”, ressalta Gomes. No relatório divulgado durante o evento Conecta 2012, que terminou hoje, os especialistas destacam também outra relevante coincidência entre o que esperam ver no Brasil e o que está posto no mundo. “Os 30 membros do conselho deste projeto concordaram com o conselho global em relação à tendência mais importante. Eles perceberam as portas se abrindo nas escolas de educação básica no Brasil para modelos de aprendizado híbrido e colaborativo”, afirmam os autores do relatório.
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