sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Semana Nacional pela Democratização da Comunicação


                                                                                                 



Aproxima-se a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, e com ela, a necessidade de organizarmos atividades em torno da campanha Para Expressar a Liberdade em todo o país.

Na XVII Plenária do FNDC, que reuniu mais de uma centena de delegad@s e observador@s de inúmeras entidades e organizações em Brasília em setembro, foi definido que a semana compreendida entre os dias 13 e 20 de outubro será de intensificação das atividades em torno de nosso principal instrumento de luta - o Projeto de Lei da Mídia Democrática.

Já temos informações de atividades programadas em Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, e devemos nos inspirar nestas atividades para programar outras em todos os estados.

Como atividade preparatória, sugerimos que no próximo dia 5/10, quando a Constituição de 1988 completa 25 anos, façamos nacionalmente uma agitação nas redes sociais em torno dos pontos não regulamentados no que se refere à comunicação. Nas redes e na página da Campanha (www.paraexpressaraliberdade.org.br) já estão sendo divulgados memes e artes para ampla difusão.

Segue abaixo uma lista de sugestões de atividades que podem ser realizadas durante a semana:

- Exibição de vídeos em locais públicos: Cordel do Marco Regulatório, Levante sua Voz, vídeos do Freenet sobre Marco Civil da Internet, "Democratize já";

- Eventos abertos com música, rádios e TVs caseiras ao vivo em locais públicos, aulas públicas e afins;

- Montagem de pontos de coleta do Projeto de Lei em espaços públicos de grande movimento: ruas e praças movimentadas, rodoviárias, faculdades e manifestações;

- Realização de debates em universidades e sindicatos, abordando questões relacionadas ao Marco Regulatório e sua relação com temas emergentes, como as manifestações de junho, cobertura da imprensa, greves e paralisações, marco civil da internet, direito de resposta, concentração dos meios e TVs públicas, entre outros.

É fundamental que as atividades realizadas sejam informadas previamente e posteriormente relatadas, preferencialmente também com fotos e vídeos, por e-mail ao FNDC (secretaria@fndc.org.br e imprensa@fndc.org.br), o que permitirá que tenhamos ação e divulgação bem articuladas para seguirmos avançando na luta por uma regulamentação verdadeiramente democrática das comunicações. Na medida em que forem sendo estruturadas as agendas nos estados, elas serão divulgadas em nossos sites e redes.

Boas atividades a todos e todas!

Campanha Para Expressar a Liberdade


--
Campanha "Para Expressar a Liberdade"
www.paraexpressaraliberdade.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário