segunda-feira, 19 de março de 2012

Comunicação entre poderes públicos e cidadãos

Brasil avança duas posições no ranking de governo eletrônico


Michelle Alves de Lima
do portal Rádio ONU

Fonte: ARede


15/03/2012 - Uma pesquisa das Nações Unidas sobre governo eletrônico colocou o Brasil na 59ª posição do ranking global com mais de 180 países. Segundo a edição de 2012 do estudo, o Brasil subiu dois degraus se comparado ao resultado de 2010. Os destaques foram dois portais públicos, o brasil.br e o portal do Ministério do Meio Ambiente.

No topo da lista de países com melhores governos eletrônicos estão a Coreia do Sul, a Holanda e a Grã-Bretanha.Por governo eletrônico, entende-se o acesso do cidadão a informações na internet, e os serviços disponíveis online que facilitam a comunicação dos governos com a população.

A colocação dos países no ranking de governo eletrônico é determinada pelo índice de desenvolvimento, um indicador que avalia a disposição e capacidade dos governos de usar informação e tecnologias para fornecer serviços públicos.

Transparência

A Pesquisa sobre Governo Eletrônico das Nações Unidas é produzida pela Divisão para Administração Pública e Gestão do Desenvolvimento, que faz parte do Departamento para Assuntos Econômicos e Sociais da ONU.

De acordo com o subsecretário-geral das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais, Sha Zukang, “o crescente papel do governo eletrônico na promoção do desenvolvimento inclusivo e participatório está de mãos dadas com a crescente procura por transparência e responsabilidade em todo o mundo".

A publicação recomenda que os governos coloquem mais ênfase no governo eletrônico, além de integrar a administração e prestação de serviços.

O objetivo é tornar a gestão pública eficaz e legítima, para que ela tenha um crescimento inclusivo e equitativo para todos.

A pesquisa, em inglês, pode ser baixada pelo site www.unpan.org/e-government

Nenhum comentário:

Postar um comentário