quinta-feira, 30 de julho de 2015

Bibliotecas do Brasil - mapeamento

MinC lança mapa com bibliotecas públicas de todo o país

28.7.2015 - 10:00  
Fonte:  MinC

Acesso rápido


O Ministério da Cultura (MinC) acaba de lançar uma plataforma na qual é possível encontrar, dentro do mapa do Brasil, as 6.021 bibliotecas públicas (municipais e estaduais) e comunitárias cadastradas no Cadastro Nacional de Bibliotecas e que integram o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). O acesso é livre para qualquer cidadão. Pelo mapa, é possível encontrar dados como endereço e acessibilidade das instituições. 
De acordo com a coordenadora geral do SNBP da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do MinC, Veridiana Negrini, a ideia é, neste primeiro momento, divulgar os dados das bibliotecas públicas que já estão cadastradas para que, posteriormente, os gestores responsáveis por esses equipamentos possam complementar as informações sobre suas bibliotecas, com dados sobre acervo, serviços, infraestrutura, gestão, relação institucional e público principal da biblioteca.
"Pretendemos, no segundo semestre deste ano, lançar o novo cadastro nacional de bibliotecas, com objetivo de para mapear de maneira abrangente as bibliotecas públicas e comunitárias existentes no país", adiantou a coordenadora. 
Dentro do processo de aprimoramento e atualização do mapa, novas bibliotecas, bibliotecas comunitárias e pontos de leitura também poderão ser cadastrados no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), que também está em processo de reformulação. Criado pelo MinC, o SNIIC visa coletar, armazenar e difundir dados e informações sobre a cultura brasileira.
Camila Campanerut
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário